segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Making off

Português:

Parece que as pessoas tem gostado dessa espécie de making off que tenho produzido sobre o processo de criação das histórias em quadrinhos. Pois bem, vou explanar um pouco mais sobre o assunto:

Tudo começa com uma idéia, algo que te tira o sono e te faz levantar de madrugada, ligar o computador e começar a escrever. Eu geralmente anoto isso que chamamos de argumento de maneira bem solta, rápida e descuidada. Essa idéia fica fervilhando na cabeça por dias e vai aos poucos sendo lapidada. Depois de um tempo, é chegada a hora de escrever o roteiro – a base para o resto da produção. Nesse ponto o texto já é tratado com mais cuidado, e as palavras, principalmente as falas e narrativas são escolhidas com mais atenção, entretanto, escrever roteiro não é a mesma coisa que produzir um texto literário, lembrem-se, o roteiro se trata de um texto didático que tem a função de explicar a história a quem quer que vá trabalhar nela, é uma ferramenta, uma parte do processo. Escrito o roteiro, o próximo passo é a criação do rascunho do layout de cada página a ser produzida, os quadrinistas costumam usar o termo estrangeiro thumbnail, nessa etapa são definidas as tomadas, os tipos de enquadramento, a quantidade de quadros, o ritmo e até alguns elementos de composição das páginas. Os traços são bem soltos e toscos, não há preocupação com a estética nesse momento, mas sim com a demarcação dos espaços de maneira coerente. Feito isso, o próximo passo é a criação do layout definitivo, a parte mais divertida.
_______________________________________

English:

Look’s alike people are enjoying the kind of making off I have been showing about comics creative process. That’s fine, so let me explain more about the subject:

Everything starts with an idea, something that makes you wake up in the meddle of the night, turn on the computer and start whiting. I usually take fast notes in a free and relaxed way – That’s what the comics makers call argument. This idea keeps blowing through my mind during weeks until I finally decide to write the screenplay. This is the next step, and at this point I start working on the text in a most concerned way, however, writing a screenplay isn’t the same as writing a literature text. Remember, the screenplay is nothing but a great tool which intends to explain the story to whoever will probably work on it, it is just a part of the process. The next step is thumbnail creation, one for which page. At this point I can figure out about the scene takes, history rhythms and art composition. My draw has a very rode and aspect, I don’t worry about aesthetic aspects, I just concentrate my attention in define how I plane to fill the paper space. After all this hard work done, it is time for the most exciting part of all: the layout drawing.


Cena 2: Externa/avenida da cidade/noite.

Gabriel está de volta à cidade onde o roubo ao banco foi realizado. O quadro o mostra fechando a porta do caminhão.

Fala:

Gabriel: Obrigado.

Gabriel anda pelas ruas até chegar num hotel espelunca que parece conhecer. Ele entra na recepção, o balconista gordo e calvo olha para ele e diz...

Fala:

Balconista: Noite ruim?
Gabriel: Você nem imagina? Ta com a chave do meu quarto?
Balconista: O que qui aconteceu?
Gabriel: Acreditaria se eu dissesse que eu não lembro?
Balconista: A porta ta agarrando – diz entregando a chave.
Gabriel: Eu sei. Da próxima vez eu te pago a metade do que combinamos.



Acima está um trecho do roteiro no qual estou trabalhando/ Here is a little part of text came from the screenplay in which I’m working on.









Rascunho ou thumbnail referente ao trecho destacado acima/thumbnail created based on the text selected above.



Layout da página criada à partir do thumbnail. / Final page layout created based on the thumbnail above.

Um comentário:

Afonso Rodrigues disse...

Oi Vinícius
Estou em SP trabalhando e ví que vc está fazendo um trabalho didático muito legal. Valeu pela força.
Parabéns!!!